quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por que falar sobre política?

Bom, até eu mesma já me fiz essa pergunta e encontrei uma resposta bem simples: Simplesmente porque respiramos política! Não? Analise bem ao seu redor. Faça um teste agora mesmo saindo da frente do seu PC, abrindo a porta da sua casa e respire (literalmente) esse ar poluído que circula na sua rua e você irá entender o que quero dizer aqui. Mas se esse pequeno teste não foi suficiente para compreender, não se preocupe que mais adiante irei explicá-lo. Vamos começar novamente. Não estou aqui para falar mal do governo, (quer dizer, não somente, rsrsrs) mas da relação deste conosco (a sociedade).

Vejamos bem o significado do nosso foco de hoje, POLÍTICA, encontrei lá no Aurélio um bem utópico: arte ou ciência de BEM governar e de cuidar dos negócios públicos. Nooossaaa! Nem eu mesma sabia que esse significado se referia à política – acho que muita gente também não. Vai ver é porque eu nasci no Brasil, ou melhor, no Maranhão.

Enfim vamos tentar encaixar essa definição com o teste lá em cima – na verdade fiquei preocupada com as pessoas que não entenderam minha metáfora, ou foi uma hipérbole? Pois bem, quem tem essa “arte de cuidar dos negócios públicos”, tem bem mais do que uma “arte”, tem domínio sobre os demais (nós), tem PODER, isso mesmo PODER. E é justamente por tê-lo que todas as suas ações refletem-nos... e como refletem! Sejam elas, boas ou ruins. E é justamente por atingir-nos que devemos preocupar-nos. A minha associação da política com o ar poluído não foi em vão. Era bem aí que eu queria chegar. Até quando esse “poder” vai se estender em prol do desenvolvimento da sociedade? Questões como essa que discutiremos aqui.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. É bem interessante quando você fala da denotação "Aureliana" e classifica-a como utópica. E é mesmo, afinal tudo tende a se justificar como artístico, já percebeu? Onde quer que vamos(ou onde lemos) surge aquele velho e clássico conceito: "Coisa tal é arte disso... é a arte daquilo", até mesmo a literatura é arte da palavra! Bom, sendo assim em Brasília temos um grande museu chamado congresso e grandes artistas praticando a arte da corrupção, classificados como "corrupistas".

    ResponderExcluir